
Eis o ditos populares que dizem: - A gente é, aquilo que a gente come.
Ou aquele que diz assim: - O peixe morre pela boca.
Realmente o nosso corpo reflete, positiva ou negativamente o tipo de alimentação que mantemos.
Hoje, tornou-se uma questão cultural, exibir-se corpos esculturais, o culto ao corpo bonito, com as curvaturas bem definidas, mulheres magérrimas, homens"sarados".
E para que esta exibição aconteça vale tudo, inclusive perder a saúde.
A dieta alimentar no dia-a-dia deve ser composta dos nutrientes básicos para o bom funcionamento do organismo.
O consumo de vitaminas por exemplo tem que ser diário. Isso deve-se ao fato do organismo não armazená-las de um dia para o outro. E esse consumo de vitaminas diariamente é possível se ingerirmos alimentos que são fontes de vitaminas, como principalmente verduras, legumes e frutas. As proteínas, os sais minerais, fibras etc. são também nutrientes que obtemos dos alimentos que consumimos.
Dietas mirabolantes, aquelas consideradas milagrosas, são sobretudo perigosas.
Causam uma perda rápida e excessiva de líquidos do corpo. E se não forem mantidas frequentemente, a reposição do peso é imediata. Ou seja, se a pessoa não as mantém, para de seguir a tal dieta, o ganho de peso é certo, dobrado e em curto espaço de tempo.
Além disso, se a dieta alimentar não for acompanhada de profissional especializado da área da saúde: nutricionista, médico endocrinologista... a pessoa ainda corre o risco de enfraquecer-se
psicológica e fisicamente. E por distúrbios alimentares ainda pode passar desenvolver quadros de anemia, desnutrição. Ou ainda, desenvolver anorexia, bulimia etc.
Através da pirâmide alimentar é possivel se perceber quais são os alimentos , que devem ser consumidos em maior e menor quantidades(porções) diárias.