Oi Cris e Terezinha!! Achei uma notícia sobre os índios e está aqui!!:
A agente indígena de saúde e esposa do cacique, Tãíra, conhecida como Josefa Ferreira da Silva, conta a chegada de seu povo a Minas Gerais. "A fome trouxe nosso povo de Alagoas para Minas Gerais. É feio falar isso, mas é bom falar a verdade. Viemos pra ca para arrumar serviço para os índios darem pão a seus filhos". Nascidos e criados no sertão, estranharam o frio da região, mas ela confessa que "não sofrem mais por causa da ajuda dos vizinhos brancos". A respeito da saúde, Tãíra afirma que a assistência é constante. "O que precisamos temos estrutura. Como agente indígena de saúde, vejo que falta é infra-estrutura nas casas". A etnia Xukuru-Kariri é remanescente de antigos aldeamentos missionários de Pernambuco e Bahia, tendo sido transferidos em 1759 para Palmeira dos Índios, em Alagoas. Pertencem ao tronco lingüístico Macro-Jê. Sofreram vários processos de remoção. Por um tempo, viveram em São Gotardo, no Alto Paranaíba, e, desde 2001, estão na fazenda-aldeia em Caldas.
Oi Bruno! Essa nação xucuru-cariri é bem grande mas eles também como outras tribos sofreram e continuando sofrendo a expulsão de seus territórios. Existem muitas comunidades indígenas em todo o Brasil sem terra demarcada e existe ainda familias do xucurus-cariri, no nordeste vivendo de esmolas, sem moradia e sofrendo muitos preconceitos. Veja mais sobre eles nesse site:
http://www.indiosonline.org.br Parabéns, pelo artigo continue lendo!
Oi Bruno!!! Realmente, a luta desse povo é uma constante. Lutam por terra, pra conseguir o seu espaço em uma sociedade tão egoísta, lutam por sobrevivência, mas são verdadeiros guerreiros no bom sentido. Preservam sua cultura na medida do possível, e procuram se adaptar ao ambiente modificado pelo homem branco. São índios modernizados, fazem cursos sobre como cultivar a terra, cuidar das plantas medicinais etc.E não se deixam abaterem perante os obstáculos que surgem no seu caminho e estudam bastante para argumentar e lutar pelos seus interesses, coisas que muitos brancos deixam de lado, o interesse pela educação e o respeito as culturas diversificadas. Abraços, e, continue sempre interessado em descobrir coisas novas em aprender afinal, está no caminho certo.
Eu sou o Bruno da Silva Braziel - 7ºC e o site que tirei esse trecho é http://www.jusbrasil.com.br/noticias/285412/aldeia-xukuru-kariri-recebe-oficinas-de-saude-mental
Vi tb´m no Wikipedia o que são eles: Os Xucurus-Kariris são um grupo indígena oriundo do município brasileiro de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas, e provêm da união de duas etnias distintas, Xucuru e Kariri. Em Alagoas, habitam as Áreas Indígenas Mata da Cafurna, Xucuru-Kariri e Fazenda Canto, e às margens do lago formado pela Barragem de Moxotó, no município de Glória, na Bahia (Área Indígena Quixabá).
Após muitos conflitos de terras e mortes de indígenas, algumas famílias se mudaram para Ibotirama, na Bahia. Também fugindo de conflito nesta localidade alguns integrantes deste grupo, que tem como líder José Sátiro, vieram, em 1998, para Minas Gerais. Ainda em 1998, os Xukuru-Kariri solicitaram à FUNAI a compra de uma terra para o grupo em Minas Gerais. Enquanto avaliava a situação, a FUNAI destinou ao grupo, em caráter provisório, uma área na região de São Gotardo.
Em 2001, o órgão indigenista oficial, na tentativa de assentar definitivamente o grupo, destinou uma fazenda no município de Caldas, distante 20 km da cidade de Poços de Caldas, sul de Minas, para permanência do grupo. Essa fazenda possui 101 hectares e é de posse da União Federal. Membros do grupo de José Satiro ainda permanecem na Bahia. O cacique negocia com a Funai a ida deles para Minas. Participando ativamente do movimento indígena e dos encontros relativos à questão indígena em nível estadual e nacional, os Xukuru-Kariri construíram uma rápida e boa relação com as outras etnias no estado mineiro.
A família de José Satiro passou a ser conhecida nacionalmente quando seu filho Nena tornou-se lateral direita de um importante time paulista, o Corinthians, recebendo o apelido de Índio. A situação inusitada de um indígena jogando num clube importante de São Paulo fez com que a história da família se transformasse em reportagem de capa da revista Época, por ocasião das comemorações dos 500 anos do Brasil (Prezia, 2004: 95).
oi sou o matheus do 7 ano b vi na google isso Como muitos já sabem, os índios sofreram e continuando sofrendo a expulsão de seus territórios. Existem muitas comunidades indígenas em todo o Brasil sem terra demarcada e também existem algumas comunidades com territórios tão pequenos e sucatados que dificilmente permitem a sobrevivência dos indígenas.
No nordeste, muitas nações indígenas não têm terra mesmo, vivendo em favelas ou transitando por terrenos emprestados. Alguns já estão pisando um pedaço de terra e esperando a legalização, outros estão sucatados, marginalizados, sem possibilidades de ter nem sequer uma horta ou um lugar tranqüilo para dormir.
Pois é Mateus esta é a realidade nua e crua. É uma verdadeira guerra por um pedaçinho de chão. Os brancos não se cansam de explorar os índios em seu habitat natural. São escravizados desde o começo da colonização e, os tempos passaram mas, nada mudou.Infelizmente.
leonardo do 7 ano a Os historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus a america havia aproximadamente 100 milhoes de indios no continente eles eram dividido de acordo.com o tronco linguistico pertencia a tupi guaranis,macro-je ou tapuaias e caraibas.
Este blog foi criado pra voces alunos dos 7ºs anos da E.E.Dr. João Eugênio de Almeida. Esperamos que as postagem, os arquivos e comentários contribuam para o conhecimento e crescimento de voces! Beijos Teresinha e Cris.
Oi Cris e Terezinha!! Achei uma notícia sobre os índios e está aqui!!:
ResponderExcluirA agente indígena de saúde e esposa do cacique, Tãíra, conhecida como Josefa Ferreira da Silva, conta a chegada de seu povo a Minas Gerais. "A fome trouxe nosso povo de Alagoas para Minas Gerais. É feio falar isso, mas é bom falar a verdade. Viemos pra ca para arrumar serviço para os índios darem pão a seus filhos". Nascidos e criados no sertão, estranharam o frio da região, mas ela confessa que "não sofrem mais por causa da ajuda dos vizinhos brancos". A respeito da saúde, Tãíra afirma que a assistência é constante. "O que precisamos temos estrutura. Como agente indígena de saúde, vejo que falta é infra-estrutura nas casas". A etnia Xukuru-Kariri é remanescente de antigos aldeamentos missionários de Pernambuco e Bahia, tendo sido transferidos em 1759 para Palmeira dos Índios, em Alagoas. Pertencem ao tronco lingüístico Macro-Jê. Sofreram vários processos de remoção. Por um tempo, viveram em São Gotardo, no Alto Paranaíba, e, desde 2001, estão na fazenda-aldeia em Caldas.
FUi!!!
Oi Bruno!
ResponderExcluirEssa nação xucuru-cariri é bem grande mas eles também como outras tribos sofreram e continuando sofrendo a expulsão de seus territórios. Existem muitas comunidades indígenas em todo o Brasil sem terra demarcada e existe ainda familias do xucurus-cariri, no nordeste vivendo de esmolas, sem moradia e sofrendo muitos preconceitos.
Veja mais sobre eles nesse site:
http://www.indiosonline.org.br
Parabéns, pelo artigo continue lendo!
Oi Bruno!!! Realmente, a luta desse povo é uma constante. Lutam por terra, pra conseguir o seu espaço em uma sociedade tão egoísta, lutam por sobrevivência, mas são verdadeiros guerreiros no bom sentido. Preservam sua cultura na medida do possível, e procuram se adaptar ao ambiente modificado pelo homem branco.
ResponderExcluirSão índios modernizados, fazem cursos sobre como cultivar a terra, cuidar das plantas medicinais etc.E não se deixam abaterem perante os obstáculos que surgem no seu caminho e estudam bastante para argumentar e lutar pelos seus interesses, coisas que muitos brancos deixam de lado, o interesse pela educação e o respeito as culturas diversificadas.
Abraços, e, continue sempre interessado em descobrir coisas novas em aprender afinal, está no caminho certo.
Eu sou o Bruno da Silva Braziel - 7ºC
ResponderExcluire o site que tirei esse trecho é http://www.jusbrasil.com.br/noticias/285412/aldeia-xukuru-kariri-recebe-oficinas-de-saude-mental
Vi tb´m no Wikipedia o que são eles:
ResponderExcluirOs Xucurus-Kariris são um grupo indígena oriundo do município brasileiro de Palmeira dos Índios, no estado de Alagoas, e provêm da união de duas etnias distintas, Xucuru e Kariri. Em Alagoas, habitam as Áreas Indígenas Mata da Cafurna, Xucuru-Kariri e Fazenda Canto, e às margens do lago formado pela Barragem de Moxotó, no município de Glória, na Bahia (Área Indígena Quixabá).
Após muitos conflitos de terras e mortes de indígenas, algumas famílias se mudaram para Ibotirama, na Bahia. Também fugindo de conflito nesta localidade alguns integrantes deste grupo, que tem como líder José Sátiro, vieram, em 1998, para Minas Gerais. Ainda em 1998, os Xukuru-Kariri solicitaram à FUNAI a compra de uma terra para o grupo em Minas Gerais. Enquanto avaliava a situação, a FUNAI destinou ao grupo, em caráter provisório, uma área na região de São Gotardo.
Em 2001, o órgão indigenista oficial, na tentativa de assentar definitivamente o grupo, destinou uma fazenda no município de Caldas, distante 20 km da cidade de Poços de Caldas, sul de Minas, para permanência do grupo. Essa fazenda possui 101 hectares e é de posse da União Federal. Membros do grupo de José Satiro ainda permanecem na Bahia. O cacique negocia com a Funai a ida deles para Minas. Participando ativamente do movimento indígena e dos encontros relativos à questão indígena em nível estadual e nacional, os Xukuru-Kariri construíram uma rápida e boa relação com as outras etnias no estado mineiro.
A família de José Satiro passou a ser conhecida nacionalmente quando seu filho Nena tornou-se lateral direita de um importante time paulista, o Corinthians, recebendo o apelido de Índio. A situação inusitada de um indígena jogando num clube importante de São Paulo fez com que a história da família se transformasse em reportagem de capa da revista Época, por ocasião das comemorações dos 500 anos do Brasil (Prezia, 2004: 95).
Alunos: Bruno da Silva Braziel - Nº3
ResponderExcluirRegiane de Fátima Braz - Nº21
Site: Wikipedia
Dia: 1/10/2009
Hoje é: 5/10/2009 - 11:43
oi sou o matheus do 7 ano b vi na google isso Como muitos já sabem, os índios sofreram e continuando sofrendo a expulsão de seus territórios. Existem muitas comunidades indígenas em todo o Brasil sem terra demarcada e também existem algumas comunidades com territórios tão pequenos e sucatados que dificilmente permitem a sobrevivência dos indígenas.
ResponderExcluirNo nordeste, muitas nações indígenas não têm terra mesmo, vivendo em favelas ou transitando por terrenos emprestados. Alguns já estão pisando um pedaço de terra e esperando a legalização, outros estão sucatados, marginalizados, sem possibilidades de ter nem sequer uma horta ou um lugar tranqüilo para dormir.
Pois é Mateus esta é a realidade nua e crua.
ResponderExcluirÉ uma verdadeira guerra por um pedaçinho de chão.
Os brancos não se cansam de explorar os índios em seu habitat natural.
São escravizados desde o começo da colonização e, os tempos passaram mas, nada mudou.Infelizmente.
leonardo do 7 ano a Os historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus a america havia aproximadamente 100 milhoes de indios no continente eles eram dividido de acordo.com o tronco linguistico pertencia a tupi guaranis,macro-je ou tapuaias e caraibas.
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